HERA 2.1 Beta
Hera.

Revendo a Acessibilidade com Estilo

Ajuda do HERA

[ HERA | Ajuda | Info | Código | Contacto ]

Uma vez indicada a página a rever, o HERA mostra um resumo com a informação obtida na análise automática e define um resultado para cada ponto de verificação.Visão do resumo de resultados.

Bem
Quando a análise pode detectar, sem quaisquer dúvidas, que a página cumpre com os requisitos de acessibilidade desse ponto.
Verificar
Quando a análise não pode confirmar, com toda a certeza, o cumprimento do ponto e se requer a interpretação do utilizador. Neste caso, HERA disponibiliza opções para efectuar a revisão manual.
Mal
Quando a análise pode detectar que a página não cumpre, parcial ou totalmente, com os requisitos de acessibilidade.
N/A
Quando o ponto faz referência a elementos que não se encontram presentes na página.

Nesta etapa existe sempre uma certa quantidade de pontos a verificar pelo utilizador. Uma vez que o utilizador/revisor tenha comprovado um ponto, pode utilizar o formulário para modificar o seu resultado. O formulário oferece ainda outros dois, possíveis resultados, que se adicionam aos anteriores.Visão do quadro resumo dos resultados incluíndo as revisões feitas pelo utilizador.

Parcial
Quando o cumprimento dos requisitos de acessibilidade não se verifica totalmente.
Não sei
Quando o revisor não pode confirmar se o ponto de controlo se cumpre ou não.

Revisão manual

Cada ponto pode abarcar um ou vários itens a rever, em que cada um dos quais terá o seu próprio resultado. Se os resultados dos itens não coincidem entre sí, o resultado global do ponto decide-se pelo item com o pior resultado. Por exemplo: se um dos itens está "incorrecto", o resultado do ponto também o será, quaisquer que sejam os resultados dos restantes itens do ponto.

Visão do formulário de revisões de um ponto.

HERA oferece várias opções para ajudar o revisor a verificar cada item. Quando resulta possível, indicam-se os elementos encontrados na página e o que se deve rever. Na continuação deste texto, adicionam-se três icones para as respectivas ajudas.

Instruções. Mostra/esconde as instruções necesarias para efectuar a revisão.

Página. Mostra numa janela à parte a página, com os elementos a rever destacados mediante icones, molduras de cor e, geralmente, mostra o código de cada elemento. Como estes agregados à página original se podem sobrepor a outros elementos, existe uma opção para activar e desactivar as folhas de estilo da página.

Código. Mostra numa janela à parte o código da página, com os elementos a rever destacados mediante icones e molduras de cor.

Deste modo, utilizando ambas as visões da página como ajuda, o revisor poderá identificar os elementos importantes, valorar a sua utilização e decidir o resultado para cada item do ponto.

Dois icones, anexados junto à URL da página em revisão, permitem abrir a página original e ver o seu código, em ambos os casos sem nenhum dos agregados que efectuam as opções anteriores.

Página original. Abre a página numa nova janela.

Código da página. Abre uma nova janela para mostrar o código original da página.

Barra de icones

Resumo. Regressa à página resumo, a partir da qual é possível eleger o modo de navegar pelos pontos de verificação.

Ajuda. Mostra/esconde os textos de ajuda para cada um dos pontos de verificação.

Formulário. Mostra/esconde o formulário para modificar os resultados de cada ponto.

Relatórios. Leva-o ao formulário que lhe permite solicitar o relatório da revisão. Este relatório pode-se obter em diversos formatos: XHTML, RDF e PDF.

Estilos de trabalho

A revisão completa pode fazer-se navegando pela tabela de resultados ou seguindo a numeração das directrizes.

Navegar pelas directrizes

Detalhe do acesso à navegação por directrizes.

A partir da página Resumo, acede-se à navegação por directrizes, que se apresentam mediante botões posicionados no final da mesma. Uma vez eleita esta opção, aparecerão os pontos de controlo, da directriz seleccionada, para serem revistos. Para facilitar a navegação pelas directrizes, aparecem na parte superior da página de revisão os botões com o número de cada uma delas.

Navegar pelos resultados

Detalhe do acesso à navegação por resultados.

A navegação por resultados acede-se a partir da tabela resumo dos mesmos. Esta forma de navegação pode tornar mais animada a tarefa pois vai-se vendo claramente os pontos que se vão resolvendo, especialmente importante quando o revisor trabalha sobre o seu próprio sítio Web e pode corrigir as falhas encontradas. Na parte superior da página de revisão aparece a tabela que vai mostrando os resultados com as modificações indicadas pelo revisor.

Gerar o relatório

Ao pressionar o icone para solicitar o relatório aparecerá um formulário no qual o revisor pode indicar o seu nome, endereço de correio electrónico, o título que quer dar ao relatório, e um campo para introduzir um comentário geral.

Pode então seleccionar-se que tipos de resultados (A verificar, correcto, incorrecto, não aplicável, parcial, não sei) se desejam incluir no relatório, ou se se deseja incluir a todos.

Uma vez feito isto, pode-se eleger o ou os tipos de relatórios a gerar, como veremos a seguir.

Relatório HTML

Visão do relatório em formato html.No formulário existe um botão para ver o relatório em formato HTML, que abrirá uma nova janela do navegador com o relatório nesse formato, o que supõe que pode imprimir-se directamente a partir dali, utilizando o botão ou a opção do menú para imprimir do navegador que se está a usar.

Também existe um botão especial para descarregar o relatório em formato html. Desta forma, podem guardar-se com o nome que se deseje, para publicá-los na Web ou para publicá-los em papel. O revisor pode então, se o desejar, criar uma folha de estilos especial para a impressão, de maneira que se ajuste ao papel timbrado da sua empresa e anexá-la aos ficheiros em formato html descarregados.

Relatório RDF

Visão de um relatório em rdf apresentado mediante o visualizador de relatórios.HERA gera também o relatório em formato RDF, contribuindo assim para que tenhamos e seja possível aproveitar as possibilidades de uma Web semanticamente mais rica.

O botão "Ver o relatório RDF" abrirá uma nova janela do navegador com o conteúdo do relatório em linguagem EARL e em formato RDF. É possível que algum utilizador não consiga ver directamente no seu navegador este relatório se estiver a usar uma aplicação antiga, incapaz de suportar XML, mas não tem que se preocupar, uma vez que estes relatórios não estão pensados para serem lidos por humanos mas sim pelas máquinas. De qualquer forma, pode utilizar, se assim o desejar, o script de visualização de relatórios, e poderá publicar na sua própria Web, de maneira que sejam legíveis e atractivos para os utilizadores humanos e de acordo com o aspecto geral do seu próprio sítio Web.

O botão "Descarregar o relatório RDF" permite, como o seu nome indica, descarregar o ficheiro com o relatório gerado, para o guardar e o publicar onde como deseja. O revisor ou equipa de revisão pode optar por usar o script anteriormente mencionado, ou publicar directamente os ficheiros RDF colocando um link a partir de cada uma das páginas que foram revistas. Inclusivamente poderá gerar um gráfico da revisão, socorrendo-se do revisor de sintaxes RDF, do W3C.

Relatório em PDF

Visão de um relatório em formato PDF.Uma opção adicional, consiste em gerar o relatório em formato PDF. Trata-se de uma versão em bruto, que permite ao utilizador do HERA descarregar e efectuar as marcas, estructuração, e modificações oportunas para o publicar nesse mesmo formato, com o desenho de maquetação que prefere. (Por favor, não se esqueça de estruturar o documento antes de o publicar, para que seja o mais acessível possível).

Declarar ter feito a revisão com o HERA

Uma vez feita a revisão e, no seu caso, as modificações oportunas para alcançar o nível de acessibilidade desejado, convém declarar que o fez; e para isso, use um dos seguintes icones enlaçados, idealmente, com o relatório em formato RDF gerado pelo HERA. Desta maneira os robots serão capazes de indexar a sua página entre as que cumprem com determinadas características de acessibilidade ou, noutro caso, com a página de conformidade com as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo Web 1.0 da WAI.

Pode eleger um dos seguintes icones de estilo "clássico" de acordo com o nível alcançado:

Conforme WCAG 1.0 Nível A - Revisto com HERA. Conforme WCAG 1.0 Nível AA - Revisto com HERA. Conforme WCAG 1.0 Nível AAA - Revisto com HERA.

Ou eleger o icone apropriado de estilo mais actual:

Conforme WCAG 1.0 Nível A - Revisto com HERA. Conforme WCAG 1.0 Nível AA - Revisto com HERA. Conforme WCAG 1.0 Nível AAA - Revisto com HERA.

Ou criar um dos seguintes botões utilizando unicamente folhas de estilo em Cascata:

Os estilos usados nesses botões estão definidos na botonhera.css.

Incorporar o HERA no seu navegador

Os desenvolvedores e consultores irão considerar útil provocar a execução do HERA directamente a partir de um botão incorporado na interface do seu navegador. Para isso oferemos-lhe aquí várias opções:
Extensions for the Mozilla family browsers: The users of the Mozilla family browsers (Firefox, Flock, Netscape, Safari, etc.) they can install HERA-Extension, that allows to initiate the oage or frame revision, with a single click, that is visualizing then. The extension installs a bar and a button in the state bar of the browser.

Favelets

As Favelets ou Bookmarklets são pequenos fragmentos de JavaScripts incrustados num link e que permitem anexar a sua funcionalidade à lista de favoritos do navegador.

Para o seu funcionamento é necessário o suporte de JavaScript no navegador. A maioría dos Favelet funcionam bem no Internet Explorer 5.0 ou superior e nos navegadores da familia Mozilla 1.0 ou superior (Incluindo Netscape e Firefox).

Os que aquí apresentamos foram testados no Internet Explorer 6.0, Mozilla 1.7.7, Mozilla 1.8a6, Netscape 7.2, Firefox 1.0.4, Opera 7.50 e Opera 8.0.

Para ter um acesso directo ao HERA a partir do seu navegador, bastará arrastar um ou vários dos seguintes links para a barra de favoritos do mesmo. Criar-se-á um botão ou acesso directo. Assim, cada vez que deseje usá-lo bastará pressionar ou seleccionar o botão que deseja utilizar.

HERA: Rever página actual
Chama o HERA para que se efectue a revisão da página que tem o foco activo no navegador, fazendo-o na mesma janela.
HERA: Rever página actual numa nova janela
Chama o HERA para efectuar a revisão da página que se está a visitar, e a revisão faz-se numa nova janela.
Rever com HERA
Abre um quadro de diálogo no qual se pode indicar a direcção da página que se quer rever e efectua a revisão na janela actualmente activa.
Rever com HERA numa nova janela
Abre um quadro de diálogo para indicar a direcção da página que se quer rever e abre uma nova janela com os resultados.

Estes Favelets ou Bookmarklets foram criados por Emmanuelle Gutiérrez y Restrepo, com a colaboração de Vincent Tabard e da equipa da Opera Software.

Anexar HERA à "Web Developer Extension"

Os desenvolvedores que utilizam Mozilla ou Firefox estão acostumados a usar uma extensão criada por Chris Pederick chamada "Web Developer Extension" e que anexa um menú e uma barra de ferramentas com uma série de funcionalidades úteis para comprovar determinados aspectos de uma página Web.

A extensão oferece acesso directo a uma série de revisores e é muito fácil anexar uma opção para rever com HERA:

Uma vez instalada a extensão, ao pressionar o botão direito do rato sobre qualquer página aberta, seleccione "Web Developer" >> "Options" >> "Options." (Se instalou a versão em português as opções serão "Opções" >> "Opções...".

Detalhe do menú contextual com as opções do <span lang=Web Developer" />

No quadro de diálogo que se abre, seleccione "Tools" e pressione o botão "Add" (Em português: "Ferramentas" >> "Anexar").

Detalhe do quadro de diálogo de opções do <span lang=Web Developer" />

Abrir-se-á um quadro de diálogo no qual se deve indicar o nome da ferramenta (neste caso, HERA) e um campo para a URL em que tem de colocar: "http://www.sidar.org/hera/?url="; também se pode indicar um atalho de teclado para activar a revisão com HERA.

Detalhe do quadro de diálogo para anexar ferramentas ao <span lang=Web Developer" />

E já está. A partir de agora, bastará pressionar o botão direito do rato sobre a página que se está a visitar e seleccionar: Web Developer >> Tools >> HERA, ou pressionar a combinação de teclas indicadas para o atalho anteriormente definido, e dar-se-á início à revisão.

Detalhe do menú contextual <span lang=Web Developer com HERA incorporado" />

(As imagens que ilustram este processo foram cedidas por Daniel Torres Burriel.)

Anexar HERA a Opera W3-Dev Menu

Toby Inkster criou um menú especial para desenvolvedores que utilizam Opera. O Opera W3-Dev Menu, oferece acesso directo a ferramentas de revisão e documentação de interesse sobre standards, acessibilidade e usabilidade (Até ao momento tudo isto está em inglês, mas estamos a traduzi-lo).

Detalhe do menú para desenvolvedores de Opera com HERA incorporado na sua interface.O menú instala-se directamente a partir da página de descarregar e pode anexar-se-lhe o HERA muito facilmente. Para isso, uma vez instalado, basta editar o ficheiro "v3dev-1.99.ini" que se encontrará no separador "menu" do directório "profile" da instalação do Opera. (Como a instalação pode ser muito diferente consoante a configuração do sistema operativo, o mais fácil será localizar o ficheiro mediante o motor de busca do sistema).

Uma vez localizado o ficheiro, pode abri-lo com qualquer editor de texto, e na linha 55 agarrar a seguinte cadeia de texto: «Item, "HERA" = Go to page, "http://www.sidar.org/hera/?url=%u"». Se o editor não mostrar os números de linha, basta localizar o texto: «[Actions Menu]» e agarrar a cadeia anteriormente mencionada: "----1". Esta operação não deve ser feita com o Opera aberto. Uma vez editado o ficheiro, pode abrir o Opera e aparecerá o menú com o acesso directo ao HERA que permitirá rever a página que estemos a visitar nesse momento.

Se tem dúvidas sobre como efectuar as revisões, ou sugestões para melhorar esta ferramenta, envíe uma mensagem a: hera@sidar.org.

Voltar.

Sidar, página principal. [logotipo do Sidar]

Copyright © Sidar 2003-2005
Desenvolvimento: Carlos Benavídez