HERA 2.1 Beta
Hera.

Revendo a Acessibilidade com Estilo

O que é o HERA?

[ HERA | Ajuda | Info | Código | Contacto ]

HERA é uma ferramenta para rever a acessibilidade das páginas Web de acordo com as recomendações das Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo Web 1.0 (WCAG 1.0). O HERA efectua uma análise automática prévia da página e disponibiliza informação dos erros encontrados (detectáveis de forma automática) e quais os pontos de verificação que devem ser revistos manualmente.

A revisão manual é imprescindível para comprovar realmente se a página é acessivel. Para poder levar acabo esta verificação manual é necessário conhecer as directrizes de acessibilidade, saber de que forma fazem, os utilizadores, uso das ajudas técnicas e ter alguma experiência em desenho e desenvolvimento de páginas Web.

HERA facilita a revisão manual, proporcionando informação sobre os elementos a verificar, instruções de como realizar esse controlo e duas visões modificadas da página (uma visão gráfica, outra do código HTML) com os elementos mais importantes destacados com icones e cores diferenciadoras.

HERA disponibiliza um formulário que permite modificar os resultados automáticos, agregar comentários a cada um dos pontos de verificação e indicar o nome do revisor. Também é possível gerar um relatório final sobre a revisão, para imprimir ou descarregar, em diversos formatos: (XHTML, RDF e PDF).

Importante: Os dados ficarão guardados na base de dados do Sidar durante 7 (sete) dias a partir do início da revisão. Durante esse período é possível retomar um trabalho utilizando a URL da página resumo, que contém o identificador da revisão.

Voltar.

Sidar, página principal. [logotipo do Sidar]

Copyright © Sidar 2003-2005
Desenvolvimento: Carlos Benavídez