Sidar, principal.
>>contenido
Fundación Sidar - Acceso Universal
Seminario SIDAR
Flattr este contenido
Principal >> Actividades >> Jornadas >> VII Jornadas >> Conclusiones

Jornadas SIDAR "Mais Acessibilidade, Melhor Acessibilidade"

3 a 5 de Novembro 2003 / Lisboa

Conclusões

A comissão redatorial das conclusões das VII Jornadas SIDAR com o tema "mais acessibilidade, melhor acessibilidade", que decorreram no auditório da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, durante os dias 3, 4 e 5 de Novembro de 2003, salienta os seguintes elementos de síntese:

  1. Queremos começar por agradecer a todos quantos participaram nas VII Jornadas SIDAR, que no total dos três dias das Jornadas ascendeu a 250 pessoas;
  2. No primeiro dia deste Seminário tivemos oportunidade de ficar inteirados do novo rumo da Europa na área da Sociedade da Informação com a apresentação do plano eEurope 2005: curriculum europeu em Design para Todos; incentivo à criação da figura do Provedor em Acessibilidade; metodologia comum de avaliação da acessibilidade do conteúdo da Web; acessibilidade à TV digital e ao UMTS; incentivo no âmbito do 6º Programa Quadro a projectos com a América Latina, são alguns dos elementos que destacamos.
  3. Vimos como os passos decisivos levados a cabo em Portugal por alguns pioneiros: do GUIA (Grupo Português pelas Iniciativas em Acessibilidade), até à Resolução do Conselho de Ministros 97/99, passando pela 1ª petição electrónica à Assembleia da República com cerca de 9000 assinaturas, até à adopção das WCAG 1.0 pelos 15 Estados Membros através do eEurope 2002.
  4. Foi apresentada a situação actual dos projectos de Governo Electrónico em Portugal, Espanha e Brasil, tendo ficado claro que estes projectos se podem posicionar como forças impulsionadoras da acessibilidade a conteúdos e conhecimentos para todos os cidadãos, nomeadamente no Espaço Ibero-Americano.
  5. Será também de assinalar a iniciativa do Governo Espanhol de criar a figura do provedor público para servir de ligação entre os cidadãos e o Estado, em matéria de Acessibilidade.
  6. Ficou expressa a necessidade de dinamizar o intercâmbio Ibero-Americano promovendo mais e melhores iniciativas, projectos e actividades, entre todos os participantes. Assim como as iniciativas do W3C em matéria de Acessibilidade.
  7. Tivemos um conjunto de exemplos de boas práticas Ibero-americanas, tais como:
    • O Observatório Ibero-americano da Acessibilidade;
    • O escritório do W3C em Espanha;
    • O projecto e-U (Campus Virtuais) - Universidade Electrónica, em Portugal;
    • O sitio Web da ANACOM, em Portugal;
    • E o projecto de criação de Espaços Internet ao nível dos Municípios, também em Portugal;
    • A Rede SACI, do Brasil.
  8. No Segundo dia, foram apresentados um conjunto vasto de Ferramentas para a Acessibilidade à Web, que em conjunto com as explicações detalhadas da forma de criar conteúdos acessíveis, nos permitiu perceber que existem hoje as ferramentas ao nível técnico e de normalização suficientes para ultrapassar a maior parte das barreiras que se nos colocam:
    • O Kit ACESSO/UMIC para profissionais Web;
    • As ferramentas de revisão e reparação da HiSoftware;
    • Os desenvolvimentos na área da acessibilidade da Fundação ONCE - Organização Nacional de Cegos Espanhóis;
    • Blindux: um leitor de ecrã vindo da Columbia e originário da área de Software Livre - Linux. Esta é aliás uma área a explorar para novos desenvolvimentos na área de ferramentas de edição de páginas Web e acesso à WWW.
  9. Foi aventado a necessidade de se explorar novas técnicas de navegação, baseados em estudos de usabilidade, bem como de clarificar a estrutura dos diversos elementos que compõem um documento;
  10. Foi manifestada a necessidade de se explorar os manuais de estilo de diversas áreas ligadas à produção de conteúdos, nomeadamente a área jornalística e a área jurídica;
  11. No Terceiro dia, foi salientada a importância do Design para Todos e do seu respectivo ensino e divulgação, assim como algumas iniciativas em curso nesta matéria de nível Europeu, como o Curriculum Europeu de Design para Todos, impulsionado pela Rede de Centros de Excelência (EDeAN). Foi expresso o trabalho em curso nesta matéria executado em Espanha.
  12. Foi feita uma abordagem à Web Semântica, a qual revela uma nova Era para os conteúdos Web, à qual a Acessibilidade para Cidadãos com Necessidades Especiais não é alheia. Na sua implementação, o uso de metadados revela-se chave.
  13. As sessões de trabalho paralelas realizadas durante a tarde do terceiro dia das Jornadas, permitiram um intercâmbio de ideias e de contactos que irão de certo produzir frutos durante os próximos meses, nomeadamente com uma maior participação de entidades Portuguesas nas actividades do SIDAR.
  14. Para cada um dos quatro grupos de interesse foram delineadas linhas de acção para o ano de 2004, apresentadas em documentos em separado.
  15. Para terminarmos, gostaríamos apenas de voltar a recordar a citação do escritor brasileiro, Monteiro Lobato, que a gestora da Rede SACI (Brasil), Marta Gil, nos trouxe:
"Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira. Mas já tantos sonhos se realizaram, que não temos o direito de duvidar de nenhum." Monteiro Lobato

Lisboa, 5 de Novembro de 2003
A Comissão de Redacção
John Rodrigues / INOV - INESC / Portugal.
Jorge Fernandes / Programa ACESSO da UMIC / Portugal.

 

Revise su página con HERA-XP

·

Este sitio tiene la intención de ser accesible para todos, si Ud. encuentra alguna dificultad para acceder a cualquier aspecto de su contenido, por favor colabore, comuníqueselo al Webmaster. Gracias.

Última actualización: 07/10/2007